Perguntas Frequentes

O CMDC, neste início de implantação está trabalhando com o sistema de priorização de matrículas, ou seja, as primeiras matrículas serão atendidas até o número máximo de vagas disponíveis.

As unidades terão reformas?

Sim! Todas as unidades passarão por adequações, seja para fins de identificação visual ou para adequação da estrutura ou ambas.

Como será o método Sistema Farias Brito e Kroton?

O projeto pedagógico da Kroton está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o que o torna um instrumento de suporte para a prática educacional vivida dentro das escolas.

Trabalhamos com uma Metodologia própria que envolve as questões: “como se aprende”, “como se ensina”, “por que se ensina” e “o que se ensina”. Nossas ferramentas de ensino incentivam o aluno a querer aprender e a ser protagonista de sua aprendizagem.

Essas questões apresentam bases científicas e epistemológicas que asseguram o nosso compromisso com a formação integral dos estudantes das escolas parceiras.
Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, optamos por uma concepção de ensino e aprendizagem fundamentada nas orientações dos documentos legais, realçando características do sociointeracionismo.

Como será o acompanhamento escolar do infantil ao médio? (Agenda, aplicativo)

O Colégio Marechal Duque de Caxias adota o aplicativo “Escola em Movimento”, o qual oferece uma comunicação simples e segura para instituições de ensino focadas em melhorar sua comunicação com pais, alunos e colaboradores por meio de smartphones, tablets e computadores, criando canais personalizados, definindo quem poderá entrar em contato nestes canais e quem vai responder cada um deles, facilitando o atendimento direcionando os comunicados diretamente para os responsáveis por cada área da escola, otimizando o trabalho dos colaboradores, apresentando nos canais do aplicativo e e-mail as diversas informações necessárias ao dia-a-dia escolar.

Qual será a lista de material?

A lista de materiais para cada um dos segmentos e respectivas séries está em fase de conclusão e será publicada juntamente com as informações relativas aos uniformes dos alunos.

O CMDC terá atividades extracurriculares?

Sim, a serem ofertadas oportunamente, apartadas da grade curricular e opcionais aos pais e alunos.

O CMDC tem autorização do MEC? 

Sim! Temos autorização, mas a autorização(credenciamento) quem emite é a SEDF. Esse Credenciamento é dado ao órgão mantenedor do CMDC, dado que o Colégio Marechal Duque de Caxias é o nome simbólico adotado. O MEC é responsável apenas por Instituições de Ensino Superior.

O corpo docente (professores, diretores e coordenadores) serão militares?

Não necessariamente. Os professores são civis ou militares que detém, legalmente, a qualificação pedagógica necessária para atuarem como professores, ou seja, são licenciados nas áreas e disciplinas as quais lecionam, e muitos deles já têm experiência como professores em colégios militares. Os coordenadores de grupamentos de alunos por segmento, estes responsáveis por aspectos relacionados à disciplina, hierarquia, civismo e ações correlatas, são profissionais, geralmente militares, com larga experiência e atuação em Colégios Militares (Exército, Polícia Militar e Bombeiros Militares).

O colégio faz parte de alguma força militar?

O CMDC não é um colégio militar. Portanto, não tem qualquer vinculação com as forças armadas ou policiais. *É um colégio privado que, por opção, segue o padrão militar em seu modelo de ensino.

O CMDC tem vínculo com outras instituições fora do DF?

Não. O CMDC é uma rede privada que nasceu no Distrito Federal a partir do desafio de implantar um colégio com alta qualidade de ensino e o culto ao valores universais relacionados à família, à disciplina, ao civismo e ao conhecimento.

Terá bilíngue para todos os segmentos?

Como parte integrante da matriz curricular, apenas para o Ensino Infantil e Fundamental I. A partir do Ensino Fundamental II, a oferta é extracurricular e opcional.

Quais são as regras do CMDC, quanto ao cabelo, vestimenta, acessórios, etc.?

O CMDC tem regulamento de uniformes próprio que está em fase de finalização para fins de divulgação, bem como os respectivos acessórios e adereços. Cabelo, masculino e feminino também fazem parte do regulamento de uniformes e terá divulgação concomitante. Todavia, adianta-se que os cabelos (masculino e feminino) seguem o padrão adotado nos colégios militares.

Como será feita a venda de materiais? E a partir de qual data?

Haverá divulgação prévia assim que o regulamento de uniformes estiver disponível e publicado.

Qual será o método de ensino (proposta pedagógica)?

O CMDC trabalha sob a metodologia tradicional de educação e adota os melhores sistemas de ensino do país, entre eles, o Sistema Farias Brito, responsável por aprovações em primeiro lugar de concursos como ITA, IME, AMAN, AFA, Escola Naval, Colégios militares e cursos de medicina em todo o Brasil;Haverá divulgação prévia assim que o regulamento de uniformes estiver disponível e publicado.

Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, optamos por uma concepção de ensino e aprendizagem fundamentada nas orientações dos documentos legais, realçando características do sociointeracionismo.
Adota, ainda, o padrão militar em seu modelo de ensino, emulando, o mais próximo possível, todos os procedimentos adotados nos colégios militares (uniformes, simbologias, ritos, etc.), o que funciona como um componente de reforçamento ao processo pedagógico, na medida em que está baseado em disciplina, hierarquia, ordem e civismo.

O CMDC trabalhará com período integral?

Somente nas escolas da rede que já possuem essa modalidade. Seguiremos com turmas residuais e encerraremos as atividades desse segmento gradualmente nas escolas. Em casos de necessidade, podemos transferir a oferta para as creches da Asa Norte e Sul.